Silvia Maltempi

BRINCAR E ALFABETIZAR! UMA RIMA PERTINENTE

segunda-feira, 29 de abril de 2013

O ato de brincar no processo educacional é sem sombra de dúvidas, uma prática pertinente e essencial.
Desde o século XVIII, filósofos e estudiosos, vislumbraram no ato de Brincar um caminho seguro para a aprendizagem. E a partir destas descobertas, metodologias e técnicas foram institucionalizadas...
Desnecessário se aprofundar na abordagem....
Fundamental fazer do ato de brincar um movimento diário, especialmente em nossas classes que antecedem as séries iniciais que novamente viraram "ano" e que na verdade muito pouco fazem pela efetiva construção de conhecimentos e habilidades.Aqui cabe uma observação:
 Crianças que constroem conhecimentos e habilidades serão adultos críticos e participativos....Realmente esta é a intenção?
Provavelmente seja estimulante manter por quase 4 ou 5 horas crianças de 5, 6 anos sentadas em cadeiras desconfortáveis escrevendo mecanicamente números e letras com palavras isoladas dissociadas de significado e vivência, de preferência em silêncio e sem BRINCAR, certamente cantar e ouvir histórias e poesias também não faça parte do projeto.....
Com 10 minutos de aula mesmo na década de 70, quando estava no Pré- primário, colocaria fogo na sala só com meu olhar de raiva...imaginem hoje com a tecnologia.....
Se brincar não efetiva aprendizagem, porque ao mínimo sinal de oportunidade recreativa adultos de todas as idades se deliciam em brincadeiras quase seculares se enchendo de ALEGRIA e melhorando a QUALIDADE DE VIDA?
Senhores Professores! Estamos a beira de um abismo de onde demoraremos décadas para emergir.
Acreditem em SEU propósito profissional e BRINQUEM pois:
 BRINCAR E ALFABETIZAR É UMA RIMA PERTINENTE!

0 comentários:

Postar um comentário